As tecnologias de inteligência artificial e o desenvolvimento infantil
impactos e possibilidades
Palavras-chave:
inteligência artificial, educação, desenvolvimento infantilResumo
A História da Inteligência Artificial (IA) remonta à década de 1940, quando os pioneiros Warren McColloch e Walter Pitts (1943) desenvolveram um modelo computacional inspirado no funcionamento do cérebro humano. Esse modelo introduziu conceitos de máquinas que são capazes de simular o pensamento, lançando as bases para o que viria a ser a IA moderna. Durante a Segunda Guerra Mundial, Alan Turing (1943) criou uma máquina que realizava cálculos complexos e decifrava mensagens alemãs. Desde então, a IA evoluiu para englobar uma variedade de sistemas e algoritmos capazes de executar tarefas que geralmente exigiam a inteligência humana. Entretanto, o desenvolvimento da IA traz consigo uma série de reflexões necessárias ao cenário atual. Por um lado, é essencial reconhecer os benefícios e as possibilidades que essas tecnologias oferecem, principalmente na Educação. É fundamental entender, também, suas implicações especialmente no contexto da primeira infância e da Educação Infantil. Por outro lado, especialistas têm apontado que o uso inadequado de IA pode ter efeitos prejudiciais no desenvolvimento psicoemocional e cognitivo das crianças. Este estudo apresenta discussões sobre os impactos das tecnologias de IA no desenvolvimento infantil e indica as suas possibilidades e as suas contribuições para a Educação Infantil. Nessa perspectiva, foi feito um levantamento de ferramentas de inteligência artificial (IA) que podem contribuir para o processo ensino-aprendizagem, bem como para o desenvolvimento das crianças, mas sempre sob a supervisão e orientação de um adulto.