O ingresso na cultura do escrito: práticas de linguagens e ludicidade na Educação Infantil
Palavras-chave:
jogos, brincadeiras, ludicidade, leitura, escrita, Educação InfantilResumo
O propósito deste estudo foi investigar o processo de inserção da criança na cultura do escrito, tendo em vista o contexto da Educação Infantil – etapa creche e etapa pré-escola. Segundo orientações de documentos oficiais como as DCNEI (2009) e a BNCC (2017), mesmo antes do aprendizado formal da leitura e da escrita, práticas de linguagem devem estimular a curiosidade e a compreensão dos pequenos acerca do funcionamento da leitura e da escrita, o que irá favorecer, posteriormente, o êxito da alfabetização e do letramento. Nesse viés, foi considerado o valor e as contribuições das atividades lúdicas como jogos e brincadeiras para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. A pesquisa bibliográfica acerca da relação existente entre a ludicidade e o desenvolvimento infantil buscou subsídio teórico em autores como Friedmann (2006) e Kishimoto (2008), que demonstram inúmeros benefícios para a criatividade, a cooperação, a socialização e o raciocínio e, consequentemente, para aspectos de linguagem. Assim, foi possível promover reflexões de ordem teórica e de natureza prática sobre o trabalho com a linguagem na Educação Infantil, reconhecendo-se o valor das interações e das brincadeiras.