TRAVESSIA

o Clube da Esquina e a construção de um imaginário musical histórico em Minas Gerais

Autores

  • Rafael Galileu Gonçalves Vecci Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM
  • Marcos Antônio Caixeta Rassi Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM

Palavras-chave:

Minas Gerais, music, Clube da Esquina, Milton Nascimento

Resumo

O presente estudo aborda a influência cultural e musical do movimento Clube da Esquina em Minas Gerais, destacando seu impacto na música e na sociedade. O Clube estabeleceu novos parâmetros na composição musical, misturando influências heterogêneas em suas obras. Durante um período de forte atividade nos anos 1970, o Clube da Esquina não apenas ofereceu um meio de expressão para seus membros, mas também cultivou uma sonoridade rica e culturalmente disruptiva. Enfrentando o contexto repressivo da ditadura civil militar, suas letras refletiam tanto lirismo quanto críticas sociais de forma sutil. O movimento representou uma revolução musical e comportamental, embora tenha enfrentado desafios na aceitação de mudanças sociais mais amplas. Seu estilo sofisticado e experimental trouxe uma abordagem minuciosa à gravação de músicas, desafiando as normas comerciais da época. O Clube da Esquina não se encaixava em extremos políticos, mas representava uma unidade que transcendia geografias, acolhendo qualquer um que se identificasse com sua arte e ideais. Essa união indubitavelmente gerou um impacto significativo na cultura e na memória coletiva de Minas Gerais.

Biografia do Autor

Rafael Galileu Gonçalves Vecci, Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM

Discente de História

Marcos Antônio Caixeta Rassi, Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM

Professor orientador

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Publicado

2025-04-29

Edição

Seção

Artigos