Estratégias pedagógicas de alfabetização e letramento para crianças com Transtorno do Espectro Autista

Autores

  • Lara Xavier Moura de Azevedo Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM
  • Carolina da Cunha Reedijk Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM

Palavras-chave:

alfabetização, letramento, Transtorno do Espectro Autista, educação inclusiva, estratégias pedagógicas

Resumo

Este trabalho teve como objetivo apresentar estratégias pedagógicas de alfabetização e letramento para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), considerando suas particularidades sensoriais, cognitivas e emocionais. A pesquisa buscou destacar que estratégias educacionais adaptadas podem promover uma educação inclusiva e eficaz, atendendo às demandas desses estudantes no contexto escolar. Concluiu-se que práticas pedagógicas personalizadas, aliadas à formação contínua de educadores, são fundamentais para assegurar o desenvolvimento linguístico e social de alunos com TEA, contribuindo para sua inclusão e autonomia.

Biografia do Autor

Lara Xavier Moura de Azevedo, Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM

Discente de Pedagogia

Carolina da Cunha Reedijk, Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM

Professora orientadora

Downloads

Publicado

2025-04-29

Edição

Seção

Artigos