Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Patos de Minas (MG)
avanços e retrocessos
Palavras-chave:
analfabetismo, educação de jovens e adultos, legislação, Pacto Nacional, alfabetizaçãoResumo
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil esteve, desde os seus primórdios, em segundo plano no sistema educacional. Durante o período colonial e ao longo de diversas fases da história do país, o acesso à educação foi restrito à classe dominante, excluindo grande parte da população, especialmente as camadas mais pobres. Apesar das políticas públicas existentes, o
município de Patos de Minas (MG) conta com mais de 5.000 pessoas analfabetas. Este artigo investigou a adesão do município Patos de Minas ao Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos. O objetivo foi analisar como as ações educacionais e os marcos legais impactaram a EJA em âmbito local, buscando compreender os avanços e retrocessos enfrentados pela modalidade. A metodologia adotada foi qualitativa, utilizando levantamento documental, bibliográfico e webgráfico, além de dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Educação de Patos de Minas. Constatou-se que, embora tenham ocorrido avanços, como a queda no índice de analfabetismo, períodos de descontinuidade nas políticas
municipais, como entre 2020 e 2024, comprometeram a expansão da modalidade. Concluiu-se que a recente adesão ao Pacto representa um momento de esperança para a EJA em Patos de Minas (MG), destacando-se a necessidade de maior comprometimento político para consolidar os direitos educacionais dos jovens e adultos no município.