Desafios do intérprete de Libras no processo de alfabetização do aluno surdo no contexto da Educação Básica regular

Autores

  • Karina Amancio de Souza Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM
  • Carolina da Cunha Reedijk Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM

Palavras-chave:

Libras, alfabetização, surdez, Educação

Resumo

O presente artigo teve o objetivo de identificar que desafios o tradutor/intérprete de Libras enfrenta no processo de alfabetização do aluno surdo no contexto da Educação básica regular. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, este estudo apresentou as seguintes questões: breve histórico sobre a alfabetização de surdos no Brasil; concepção científica de pessoas com surdez; práticas que contribuem para a alfabetização de surdos; importância do intérprete de Libras para a alfabetização de surdos, destacando desafios que esse profissional enfrenta em sua atuação pedagógica na Educação básica regular. Por meio de uma pesquisa de campo, realizada com a aplicação de um questionário a intérpretes que acompanham alunos surdos que estão nos anos iniciais do Ensino Fundamental, os desafios enfrentados pelo intérprete de Libras na sua atuação no contexto da educação regular foram identificados, assim como o impacto desses desafios no processo de alfabetização do aluno surdo

Biografia do Autor

Karina Amancio de Souza, Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM

Discente de Pedagogia

Carolina da Cunha Reedijk, Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM

Professora orientadora

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Publicado

2025-04-29

Edição

Seção

Artigos