Pedagogia empresarial

uma contextualização da atuação do pedagogo em grandes empresas

Autores

  • Vitor Sergio de Almeida Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
  • Hugo Vieira da Silveira Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Palavras-chave:

Pedagogia empresarial, pedagogo, atuação, empresas

Resumo

Tal artigo, por meio de uma pesquisa documental e bibliográfica (sustentada em documentos educacionais brasileiros, teóricos e sites de empresas), busca compreender e contextualizar a pedagogia empresarial e analisar a consecução do pedagogo na esfera de oito grandes empresas. Este estudo se justifica sob o prisma de que, no âmbito empresarial, a gama de atuação do graduado em Pedagogia tem sido constantemente ressignificada, com isso emerge a necessidade de promover uma discussão sobre tal questão, para que, então, o trabalho do pedagogo (especialmente em ambientes não-escolares) seja valorizado e disposto de modo formativo. Sobre as respectivas contribuições, destacam-se que, mesmo abarcando mais uma ânsia lucrativa e menos o espírito formativo, as instituições analisadas (Ambev, Club Med, Coca-Cola Brasil, Editora FTD, Forma Turismo, Instituto Algar, Natura e Petrobras) contemplam (in)diretamente o pedagogo nos planos de cargos e carreiras, assim corroborando a perspectiva de que ele possui um campo de trabalho além dos espaços escolares, como no setor empresarial, sendo que ele assume funções no cerne do ensino e aprendizagem, treinamento, capacitação, comunicação, monitoria e construção e aplicação de projetos junto ao público interno e externo da instituição.

Biografia do Autor

Vitor Sergio de Almeida, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Doutor em Educação (UFU), Professor (UEMG), Ituiutaba (MG)

Hugo Vieira da Silveira, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Graduando em Pedagogia (UFU), Ituiutaba (MG)

Downloads

Publicado

2022-12-19

Edição

Seção

Artigos