Pedagogia empresarial
uma contextualização da atuação do pedagogo em grandes empresas
Palavras-chave:
Pedagogia empresarial, pedagogo, atuação, empresasResumo
Tal artigo, por meio de uma pesquisa documental e bibliográfica (sustentada em documentos educacionais brasileiros, teóricos e sites de empresas), busca compreender e contextualizar a pedagogia empresarial e analisar a consecução do pedagogo na esfera de oito grandes empresas. Este estudo se justifica sob o prisma de que, no âmbito empresarial, a gama de atuação do graduado em Pedagogia tem sido constantemente ressignificada, com isso emerge a necessidade de promover uma discussão sobre tal questão, para que, então, o trabalho do pedagogo (especialmente em ambientes não-escolares) seja valorizado e disposto de modo formativo. Sobre as respectivas contribuições, destacam-se que, mesmo abarcando mais uma ânsia lucrativa e menos o espírito formativo, as instituições analisadas (Ambev, Club Med, Coca-Cola Brasil, Editora FTD, Forma Turismo, Instituto Algar, Natura e Petrobras) contemplam (in)diretamente o pedagogo nos planos de cargos e carreiras, assim corroborando a perspectiva de que ele possui um campo de trabalho além dos espaços escolares, como no setor empresarial, sendo que ele assume funções no cerne do ensino e aprendizagem, treinamento, capacitação, comunicação, monitoria e construção e aplicação de projetos junto ao público interno e externo da instituição.