Metacognição e metodologias ativas de aprendizagem

estratégias para desenvolvimento das aulas de Matemática

Autores

  • Guilherme Saramago de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Josely Alves Santos Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Anderson Oramisio Santos Universidade Federal de Jataí (UFJ)
  • Márcia Regina Gonçalves Cardoso Centro Universitário Mário Palmério (UNIFUCAMP)

Palavras-chave:

metacognição, metodologias ativas, ensino-aprendizagem em Matemática

Resumo

Nossa sociedade está passando por diversas mudanças que exigem a adoção de novas posturas e abordagens metodológicas nas salas de aula. Diante desse contexto, a aprendizagem precisa evoluir de uma abordagem passiva para se tornar mais dinâmica, prática e ativa. É nesse contexto que surgem possibilidades como as metodologias ativas e a metacognição, que visam colocar o aluno como protagonista no processo de aprendizagem. O objetivo deste trabalho é realizar uma revisão bibliográfica e conceituar a metacognição e as metodologias ativas, apresentando seus principais fundamentos. Além disso, serão apresentadas três estratégias que podem favorecer o aprendizado de Matemática, permitindo que os alunos se envolvam de forma mais ativa e participativa no processo de ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Guilherme Saramago de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professor Associado da Universidade Federal de Uberlândia, lotado na Faculdade de Educação - FACED/UFU - onde desenvolve ações de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração, na Graduação e nos Programas de Pós-Graduação Acadêmico (mestrado e doutorado) e Profissional (mestrado)

Josely Alves Santos, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia na linha de pesquisa Educação em Ciências e Matemática

Anderson Oramisio Santos, Universidade Federal de Jataí (UFJ)

Pós-doutor em Educação/Formação de Professores - Psicologia da Educação Matemática, pela Universidade Federal de Uberlândia

Márcia Regina Gonçalves Cardoso, Centro Universitário Mário Palmério (UNIFUCAMP)

Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia

Downloads

Publicado

2023-08-29

Edição

Seção

Artigos