A estética nazista e o regime autoritário

Autores

  • Mildre Soares Silva Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Altamir Fernandes de Sousa Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

arte, Hitler, nazismo

Resumo

Hitler, o responsável pela estruturação e pela manutenção do Regime Nazista (1929-1945), foi um grande apreciador de variadas formas de arte. O fascínio dele pelas expressões artísticas fez com que a Alemanha se transformasse artisticamente, principalmente no campo arquitetônico. As mudanças sociais e estruturais no país fizeram com que a população aceitasse a ditadura hitleriana sem maiores questionamentos, pois os alemães acreditavam na necessidade de purificação do que chamavam de “raça ariana”. Os objetivos deste trabalho foram narrar a ascensão do Regime Nazista ao poder, compreender como as diversas formas de arte auxiliaram no processo de formação do Estado Nazista, definir a importância da arte para Hitler e demonstrar como era a organização social da época. Trata-se de um estudo descritivo e analítico, de natureza qualitativa. A análise de textos e de documentários realizada para efetivação de tal projeto resultou em resultados parciais, mostrando como a sociedade alemã foi levada a crer na necessidade de mudança e de purificação social, racial, econômica e artística. Além disso, foi possível perceber que os meios de comunicação influenciam nas decisões sociais até hoje. Pôde-se concluir, portanto, que Hitler foi um líder distinto e focado no seu propósito de purificação alemã e que a guerra foi um divisor na manutenção do Regime no país. É importante ressaltar o quão problemático foi o Regime Nazista no período em que foi vigente e o quanto ainda existe influência de tal forma de Estado.

Biografia do Autor

Mildre Soares Silva, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discente do curso de História

Altamir Fernandes de Sousa, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professor orientador

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Publicado

2023-08-29

Edição

Seção

Artigos