A sociedade de consumo na pós-modernidade

o fundo do poço parece ser inexistente

Autores

  • Luciano Henrique Diniz Andrade Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Altamir Fernandes de Sousa Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

pós-modernidade, consumo, sociedade de consumo, hedonismo

Resumo

Em um primeiro momento, quando se pensa no consumo, em um contexto pós-moderno, pode-se cometer o erro de simplificar e/ou reduzir tudo o que está relacionado a ele. A sociedade de consumo na pós-modernidade não trata somente de uma pessoa consumista, por exemplo. É essencial compreendermos quais componentes caracterizam um consumo hedonista, que solapou uma concepção utilitarista, que, na modernidade, estava ligada aos produtos. Diante disso, com a utilização de livros e artigos científicos, este trabalho visa a caracterizar e a dimensionar, com uma percepção ampla e abrangente, como a mídia, o Instagram, entre outros personagens, atuam para associarem abstrações a simples produtos do cotidiano, contribuindo para estabelecer um elo entre consumo e prazer, além de colocar as pessoas como objetos vendáveis. Além disso, esta pesquisa visa também a ser uma luz no fim do poço, pois coloca possibilidades de resistência a uma conjuntura que é muito atrativa e eficaz na forma como atua e explora o capital, que se deságua em condições cada vez mais flexíveis e insaciáveis. Espera-se que o leitor possa se deleitar e refletir criticamente sobre algumas situações do cotidiano que estão intimamente ligadas às características do consumo na pós-modernidade.

Biografia do Autor

Luciano Henrique Diniz Andrade, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discente do curso de História

Altamir Fernandes de Sousa, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professor orientador

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Publicado

2023-08-29

Edição

Seção

Artigos