A sociedade de consumo na pós-modernidade
o fundo do poço parece ser inexistente
Palavras-chave:
pós-modernidade, consumo, sociedade de consumo, hedonismoResumo
Em um primeiro momento, quando se pensa no consumo, em um contexto pós-moderno, pode-se cometer o erro de simplificar e/ou reduzir tudo o que está relacionado a ele. A sociedade de consumo na pós-modernidade não trata somente de uma pessoa consumista, por exemplo. É essencial compreendermos quais componentes caracterizam um consumo hedonista, que solapou uma concepção utilitarista, que, na modernidade, estava ligada aos produtos. Diante disso, com a utilização de livros e artigos científicos, este trabalho visa a caracterizar e a dimensionar, com uma percepção ampla e abrangente, como a mídia, o Instagram, entre outros personagens, atuam para associarem abstrações a simples produtos do cotidiano, contribuindo para estabelecer um elo entre consumo e prazer, além de colocar as pessoas como objetos vendáveis. Além disso, esta pesquisa visa também a ser uma luz no fim do poço, pois coloca possibilidades de resistência a uma conjuntura que é muito atrativa e eficaz na forma como atua e explora o capital, que se deságua em condições cada vez mais flexíveis e insaciáveis. Espera-se que o leitor possa se deleitar e refletir criticamente sobre algumas situações do cotidiano que estão intimamente ligadas às características do consumo na pós-modernidade.