O processo de evolução urbana e modernidade do ambiente escolar
início do século XX
Resumo
As pesquisas do projeto “Educação e saúde nas políticas governamentais do Paraná, da Província à República” permitiram-nos realizar algumas considerações a respeito do processo de urbanização, no Brasil, que envolveram a reorganização estética e o saneamento das cidades. Com repercussões no ambiente escolar, os propósitos de inovações objetivaram nova estrutura nas edificações escolares, donde adveio o objeto de estudo: o trabalho na arquitetura escolar. Envolta em princípios de higiene e pedagógico-educacionais, as novas edificações escolares inspiraram-se em modelos europeus e norte-americanos, sendo as inovações absorvidas pela administração pública de São Paulo, que se tornou modelo para o Estado paranaense. O Paraná, seguindo de perto os princípios da nova ordem republicana, empreendeu a reformulação do ambiente escolar, pautado pelo modelo paulista, cujas orientações foram trazidas, em 1903, pelo Inspetor da Instrução Pública e, em 1907, por uma comissão, designada a estudar os novos processos de seriação do ensino e a nova arquitetura escolar que permitiu ao Paraná o trabalho de implantação dos grupos escolares, em seus centros urbanos.