O processo de evolução urbana e modernidade do ambiente escolar

início do século XX

Autores

  • Maria Cecília Marins de Oliveira Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Valter André Jonathan Abbeg Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Déborah Justino de Oliveira Barbeta Centro Universitário Dinâmica das Cataratas (UDC)

Resumo

As pesquisas do projeto “Educação e saúde nas políticas governamentais do Paraná, da Província à República” permitiram-nos realizar algumas considerações a respeito do processo de urbanização, no Brasil, que envolveram a reorganização estética e o saneamento das cidades. Com repercussões no ambiente escolar, os propósitos de inovações objetivaram nova estrutura nas edificações escolares, donde adveio o objeto de estudo: o trabalho na arquitetura escolar. Envolta em princípios de higiene e pedagógico-educacionais, as novas edificações escolares inspiraram-se em modelos europeus e norte-americanos, sendo as inovações absorvidas pela administração pública de São Paulo, que se tornou modelo para o Estado paranaense. O Paraná, seguindo de perto os princípios da nova ordem republicana, empreendeu a reformulação do ambiente escolar, pautado pelo modelo paulista, cujas orientações foram trazidas, em 1903, pelo Inspetor da Instrução Pública e, em 1907, por uma comissão, designada a estudar os novos processos de seriação do ensino e a nova arquitetura escolar que permitiu ao Paraná o trabalho de implantação dos grupos escolares, em seus centros urbanos.

Biografia do Autor

Maria Cecília Marins de Oliveira, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Universidade Federal do Paraná. Doutora em Educação pela USP. Coordenadora do Projeto de Pesquisa “Educação e saúde nas políticas governamentais do Paraná, da Província à República”. Integrante do Núcleo de Pesquisa do Centro Universitário Campos de Andrade/ UNIANDRADE

Valter André Jonathan Abbeg, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Licenciado em Pedagogia pela UFPR

Déborah Justino de Oliveira Barbeta, Centro Universitário Dinâmica das Cataratas (UDC)

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela União Dinâmica Faculdades Cataratas de Foz do Iguaçu-PR

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Publicado

2018-12-06

Edição

Seção

Artigos