Da sala de estar para o quadro negro – o lugar da mulher na sociedade e a feminização da docência

Autores

  • Soraia Cristina Balduíno Universidade de São Paulo (USP)

Resumo

Este escrito integra o esforço de informar e refletir acerca dos movimentos específicos da constituição do que se pode considerar como gênero e suas relações no âmbito social, focalizando o campo educacional no Brasil. Neste âmbito, este trabalho possui o propósito de analisar um caso específico, ou seja, vislumbrar o conceito de gênero e feminilidade e as suas implicações em um dado momento histórico, tendo como base o artigo “Palavras à Mulher” de Bruna Becherucci, autora que não somente contribuía com traduções e outros artigos em diversos periódicos, mas também integrava e publicava artigos dirigidos as mulheres em outros veículos de imprensa, como o jornal O Estado de S. Paulo. Especificamente, em estudos relativos à docência, apesar do artigo não focalizar tal âmbito, é incontornável a questão da presença feminina no espaço profissional e, assim, o olhar para a história da mulher pode elucidar aspectos da história do professor.

Biografia do Autor

Soraia Cristina Balduíno, Universidade de São Paulo (USP)

Mestre em História da Educação e Historiografia pela Faculdade de Educação da USP

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Publicado

2018-12-06

Edição

Seção

Artigos