Canção e poesia em “Cara-de-bronze” e “A estória de Lélio e Lina”

Autores

  • Helba Carvalho Universidade de São Paulo (USP)

Resumo

Em “Cara-de-Bronze” e “A estória de Lélio e Lina”, a voz do cantador permeia as narrativas num constante diálogo que desvela uma dimensão épico-lírica na qual canção e poesia encontram-se entrelaçadas, remontando à tradição dos aedos das grandes epopéias gregas (Ilíada e Odisséia) e à dos menestréis medievais. Como uma espécie de demiurgo, o cantador (muitas vezes, poeta vaqueiro em Guimarães Rosa) resgata não os grandes feitos heróicos, mas um cotidiano de aparente simplicidade, que reatualiza a tradição da história oral e assume, num “diálogo” fecundo com as falas do narrador e das demais personagens, feições simbólicas, tornando-se o ponto inicial para uma investigação da cultura e da espiritualidade populares.

Biografia do Autor

Helba Carvalho, Universidade de São Paulo (USP)

Mestre em Literatura Brasileira pela USP

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Publicado

2018-12-06

Edição

Seção

Artigos