Literatura & História

o ensino brasileiro do século XIX refletido pel’O Ateneu

Autores

  • Carlos Henrique de Carvalho Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • José Carlos Souza Araújo Centro Universitário do Triângulo (UNITRI)

Resumo

Trata-se de um artigo que tem por finalidade problematizar o projeto pedagógico e educativo revelado pela obra literária O Ateneu, de Raul Pompéia, a qual se insere na perspectiva do conservadorismo, expresso pelas concepções de professor, de escola e de pedagogia. E é em torno desse diapasão que muitas instituições escolares, mesmo no período republicano, irão ser instituídas e se estruturarem em seu processo instituinte por várias décadas do século XX. O Ateneu é uma escola-ficção, mas entre esta e a realidade educacional brasileira, mesmo republicana, certamente não há diferenças significativas, pois a ficção imita a realidade.

Biografia do Autor

Carlos Henrique de Carvalho, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Universidade Feredal de Uberlândia. Doutor em História Econômica pela USP

José Carlos Souza Araújo, Centro Universitário do Triângulo (UNITRI)

Centro Universitário do Triângulo. Doutor em Educação pela UNICAMP

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Publicado

2018-12-06

Edição

Seção

Artigos