Função social da escola e democratização do ensino

uma avaliação qualitativa sobre como boas idéias encontram seu lugar

Autores

  • Júlia Pinheiro Andrade Universidade de São Paulo (USP)

Resumo

Este trabalho apresenta uma avaliação qualitativa da relação entre ideais democráticos e práticas institucionais no cotidiano escolar elaboradas a partir de vivências de um estágio de licenciatura. A escola estudada revela as contradições fundantes da sociedade brasileira, em que velhas condutas (o arcaico) e novas idéias (o moderno) não apenas se combinam, mas se definem reciprocamente. No entanto, encarnada por seus agentes, a instituição escolar não se reduz à reprodução da estrutura social, mas traz a possibilidade institucional de ritualização de relações democráticas.

Biografia do Autor

Júlia Pinheiro Andrade, Universidade de São Paulo (USP)

Mestranda em Filosofia e Educação pela Universidade de São Paulo. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)

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Publicado

2018-12-06

Edição

Seção

Artigos