Inclusão e exclusão digital

desafios da educação na Era do Informacionalismo

Autores

  • Samuel Bueno Pacheco Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Resumo

A expansão das tecnologias digitais de informação e comunicação, na segunda metade do século vinte, trouxe a preocupação de que a ausência de habilidades para dominá-las ampliasse as desigualdades sociais existentes. Nos documentos oficiais de governos, empresas e instituições, a expressão “exclusão digital” sintetiza as perspectivas, expectativas e interesses específicos que cada um destes agentes têm no tema; todos reconhecem que parte da solução do problema da exclusão digital e da busca pela universalização das habilidades tecnológicas na sociedade envolve a educação. Este artigo oferece uma interpretação possível sobre as origens, percursos e dinâmicas das tecnologias que são capazes de promover desigualdades sociais e do papel destinado à educação neste processo.

Biografia do Autor

Samuel Bueno Pacheco, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia na área de Tecnologias de Informação e Comunicação Aplicadas ao Ensino a Distância

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Publicado

2018-12-06

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Artigos