Burnout

uma ameaça invisível, mas real

Autores

  • Gilson Xavier de Azevedo Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Palavras-chave:

burnout, stress e trabalho, síndrome do abandono, trabalho docente, trabalho e saúde mental

Resumo

O artigo pretende analisar os aspectos histórico, laboral e social do desenvolvimento do stress em professores, caracterizado por um esgotamento sistêmico da estrutura motivacional, psíquica e por vezes física do indivíduo ou do coletivo onde atua. Esta pesquisa é o resultado de uma revisão de literatura sobre o que se entende hoje por Síndrome de Burnout; doença que vem acometendo cada vez mais professores no mundo. O aparecimento acaba por levar o indivíduo ao abandono da profissão. Uma pesquisa desenvolvida pela Universidade de Brasília no primeiro semestre de 2008 revelou que quinze de cada cem professores do ensino fundamental e médio das redes particular e pública, têm a doença. No sentido de se ampliar a compreensão sobre o crescente problema profissional que, além de professores, acomete também profissionais de saúde, controladores de vôo, motoristas de ônibus e profissionais da administração de empresas, serão feitas considerações sobre aspectos relacionados ao aparecimento histórico da doença, suas principais causas e as mais relevantes definições do distúrbio recorrendo-se aos pesquisadores do assunto.

Biografia do Autor

Gilson Xavier de Azevedo, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Mestre em Ciências da Religião pelo Cethel-SP. Professor Titular de Filosofia do Direito pela FAQUI. Professor Titular de Políticas Púlicas e Saúde profissional pela UEG.

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Publicado

2018-12-06

Edição

Seção

Artigos