A construção do conhecimento discente na sala de aula de inglês

uma reflexão sociointeracional de linguagem na escola pública

Autores

  • Rosana Mary Martins Universidade de Taubaté (UNITAU)

Palavras-chave:

ensino e aprendizagem de inglês, gêneros textuais, escola pública

Resumo

O propósito deste estudo foi investigar as reações dos alunos de duas salas de inglês do Ensino Médio, ambas de escola pública, frente a uma situação de ensino e aprendizagem da língua por meio de um desenho de curso baseado em um gênero textual, e compreendê-las à luz de uma abordagem sociointeracional de aprendizagem. Além disso, examinamos o desenvolvimento do processo de construção do conhecimento lingüístico em inglês desses alunos. Exploramos, também, a afetividade e valoração como elementos indissociáveis do processo cognitivo. As propostas dos PCN orientam a base pedagógica deste trabalho. Adotamos a pesquisa de base interpretativista e contemplamos a pesquisa-ação como instrumento investigativo deste estudo. O trabalho contribui com algumas reflexões sobre o ensino de inglês na rede pública e sobre algumas formas de intervenção docente para que o aluno alcance o seu direito de aprender.

Biografia do Autor

Rosana Mary Martins, Universidade de Taubaté (UNITAU)

Mestre em Lingüística Aplicada pela Universidade de Taubaté, orientada pela Prof.ª Dr.ª Solange Teresinha Ricardo de Castro. Bolsista da SEE do Governo do Estado de São Paulo

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Publicado

2018-12-06

Edição

Seção

Artigos