A construção do conhecimento discente na sala de aula de inglês
uma reflexão sociointeracional de linguagem na escola pública
Palavras-chave:
ensino e aprendizagem de inglês, gêneros textuais, escola públicaResumo
O propósito deste estudo foi investigar as reações dos alunos de duas salas de inglês do Ensino Médio, ambas de escola pública, frente a uma situação de ensino e aprendizagem da língua por meio de um desenho de curso baseado em um gênero textual, e compreendê-las à luz de uma abordagem sociointeracional de aprendizagem. Além disso, examinamos o desenvolvimento do processo de construção do conhecimento lingüístico em inglês desses alunos. Exploramos, também, a afetividade e valoração como elementos indissociáveis do processo cognitivo. As propostas dos PCN orientam a base pedagógica deste trabalho. Adotamos a pesquisa de base interpretativista e contemplamos a pesquisa-ação como instrumento investigativo deste estudo. O trabalho contribui com algumas reflexões sobre o ensino de inglês na rede pública e sobre algumas formas de intervenção docente para que o aluno alcance o seu direito de aprender.