Estilhaços de uma rede-vida arteira

experiências com o outro, com a sexualidade e com o currículo. Descaminhos de um devir professor

Autores

  • Alexsandro Rodrigues Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Resumo

Esse texto escrito de forma autobiográfica, busca na memória praticada o seu enredamento, conectando fios soltos de uma rede-vida complexa, na tentativa de estranhar as narrativas que tentam aprisionar a subjetividade humana em uma forma-normativa. Este ensaio vai ao encontro de algumas provocações nascidas com a escola e com os sujeitos da educação. A problemática deste artigo se abre em interlocuções com os discursos/teorias pós-estruturalistas, femininistas e os estudos sobre o corpo, preocupadas que estão com as questões menores da vida cotidiana e que durante muito tempo e ainda hoje são subalternizadas por uma certa racionalidade cintífica. Neste ensaio vou puxando fios diversos de uma vida experienciada, atrelando infância, a importância do outro em nossas pesquisas e a constituição de um devir professor. Objetivo compreender neste ensaio a constituição do sujeito pedagógico atravessado por diferentes redes discursivas normatizantes, seus efeitos de silenciamentos e as redes de resistências que ali vão sendo produzidas. Este texto/ensaio não busca ter um tom afirmativo, apenas provocativo e curioso.

Biografia do Autor

Alexsandro Rodrigues, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Faculdades do Vale do Carangola/ UEMG; Programa de Pós-Graduação do Centro de Educação/ Universidade Federal do Espírito Santo

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Publicado

2018-12-06

Edição

Seção

Artigos