O império otomano nos degraus do ensino
Resumo
A tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos em 1453 tornou-se um marco não só na história como na historiografia. Por algum tempo, historiadores utilizaram este acontecimento como um verdadeiro divortium aquarium entre duas épocas, as convencionalmente chamadas Idade Média e Idade Moderna. Hoje, sob novas diretrizes, os profissionais da área têm buscado tratar a história de um modo mais encadeado, menos estanque, em que periodizações arbitrárias procuram ser evitadas. Todavia, no ensino não-acadêmico, ainda é bastante comum a reprodução de uma história factual, pautada em um método acrítico, lacunoso, que torna dificultosa ao indivíduo a construção do conhecimento. Neste artigo, busco identificar tais lacunas no ensino não-acadêmico especificamente no tema Império Otomano, através da análise de livros didáticos, confrontando com o que é – ou deveria ser – ensinado no âmbito acadêmico, bem como apresentar, em alguma medida, soluções para esta questão.