Da (im)possibilidade da experiência em educação

uma leitura a partir de Max Horkheimer

Autores

  • Divino José da Silva Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Palavras-chave:

razão instrumental, educação, experiência, preconceito

Resumo

O nosso objetivo neste artigo é apresentar aspectos da crítica de Max Horkheimer à racionalidade instrumental e o que dela decorre para pensarmos a (im)possibilidade de uma educação para a experiência na atualidade. Ao inventariar o estatuto da razão ao longo da tradição do pensamento ocidental, o autor nos apresenta um diagnóstico em que se evidencia o caráter paradoxal do esclarecimento (Aufklärung), pois ao mesmo tempo em que emancipa o homem das ameaças da natureza acaba por submetê-lo à dominação. Nesta luta contra a natureza ameaçadora, a razão calculadora, identificada com os saberes científicos, limita a nossa experiência no mundo por meio do embotamento dos nossos sentidos e do nosso pensamento. O que não pode ser calculado, medido ou quantificado, deve ser tratado como inexistente ou relegado ao campo da superstição. Em nome do rigor e da verdade, a razão passa a forjar mitos e preconceitos.

Biografia do Autor

Divino José da Silva, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutor em Educação pela UNESP. Professor de Filosofia da Educação do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT-UNESP, Presidente Prudente

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Publicado

2018-12-06

Edição

Seção

Artigos