Da (im)possibilidade da experiência em educação
uma leitura a partir de Max Horkheimer
Palavras-chave:
razão instrumental, educação, experiência, preconceitoResumo
O nosso objetivo neste artigo é apresentar aspectos da crítica de Max Horkheimer à racionalidade instrumental e o que dela decorre para pensarmos a (im)possibilidade de uma educação para a experiência na atualidade. Ao inventariar o estatuto da razão ao longo da tradição do pensamento ocidental, o autor nos apresenta um diagnóstico em que se evidencia o caráter paradoxal do esclarecimento (Aufklärung), pois ao mesmo tempo em que emancipa o homem das ameaças da natureza acaba por submetê-lo à dominação. Nesta luta contra a natureza ameaçadora, a razão calculadora, identificada com os saberes científicos, limita a nossa experiência no mundo por meio do embotamento dos nossos sentidos e do nosso pensamento. O que não pode ser calculado, medido ou quantificado, deve ser tratado como inexistente ou relegado ao campo da superstição. Em nome do rigor e da verdade, a razão passa a forjar mitos e preconceitos.