Das especificidades das repetições na escrita da criança

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Autores

  • Helena Maria Ferreira Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

linguística textual, aquisição da linguagem, escrita da criança

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa empreendida com objetivo de analisar a natureza das repetições na escrita de crianças. Para a consecução do estudo, foi feito um compilado teórico de pesquisas sobre a repetição, envolvendo dois campos: a Linguística (Textual) e a Aquisição da Linguagem. Além disso, foi realizada uma análise de ocorrências de repetição em dois episódios de produção escrita. A partir desses procedimentos metodológicos foi possível constatar que a repetição pode ser analisada não apenas como uma ocorrência linguística, mas como um efeito possível do funcionamento da língua, se se considerar a singularidade das manifestações das crianças como relativas à ordem da língua. Nesse contexto, o estatuto teórico da repetição não se limita à dimensão linguística, mas se estende ao funcionamento linguístico-discursivo.

Biografia do Autor

Helena Maria Ferreira, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pelo LAEL/PUC-SP. Professora do Centro Universitário de Patos de Minas

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Publicado

2018-12-06

Edição

Seção

Artigos