A teoria do conto de Edgar Allan Poe e de Ricardo Piglia na análise de “A caçada”, de Lygia Fagundes Telles

Autores

  • Rosana Gondim Rezende Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Palavras-chave:

conto fantástico, teoria do conto, Lygia Fagundes Telles

Resumo

Apresentamos, neste artigo, uma análise de “A caçada”, conto de Lygia Fagundes Telles, visando a um melhor entendimento da teoria do conto de Edgar Allan Poe e sua unidade de efeito e de Ricardo Piglia e sua teoria de que “um conto sempre conta duas histórias”. Pontuamos também a relevância da atmosfera e da presença do fantástico na construção do gênero em estudo. Em meio a metáforas e símbolos, constatamos o inusitado: a sondagem psicológica emergindo do insólito, do mundo tido como ficcional.

Biografia do Autor

Rosana Gondim Rezende, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Mestranda em Teoria Literária pela Universidade Federal de Uberlândia. Pesquisadora do Grupo de Pesquisas em Espacialidades Artísticas – GPEA/UFU

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Publicado

2018-12-06

Edição

Seção

Artigos