Um estudo sobre a identidade indígena na sala de aula

o dito e o não-dito a partir de narrativas de estudantes

Autores

  • Carlos Magno Naglis Vieira Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Palavras-chave:

identidade e cultura, povos indígenas, escolas de Campo Grande/MS

Resumo

O artigo busca uma reflexão em torno da identidade indígena e os sentidos e significados que circulam nas escolas de Campo Grande/MS. Com uma metodologia de caráter qualitativo, os estudos dos materiais coletados, estabelecem uma relação entre identidade, diferença e cultura, tendo como eixo de interpretação os processos históricos que produzem e estabelecem as relações de poder entre as diferentes culturas. Presenças culturais marcantes e significativas no MS, os índios constituem-se em segmentos pouco trabalhados e discutidos, no que se refere a identificar o silenciado e o não-dito dessa história e cultura nas escolas de Campo Grande. Amparado em estudos de cultura, história, e educação, o trabalho indica: uma visão desarticulada da realidade, a ausência de informações não unilaterais da história e uma forte tendência ao preconceito e à discriminação, “naturalizando” a condição de cultura menor.

Biografia do Autor

Carlos Magno Naglis Vieira, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Historiador e Mestre em Educação/UCDB. Pesquisador junto ao Grupo de Pesquisa: Educação e Interculturalidade

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Publicado

2018-12-06

Edição

Seção

Artigos