Um estudo sobre a identidade indígena na sala de aula
o dito e o não-dito a partir de narrativas de estudantes
Palavras-chave:
identidade e cultura, povos indígenas, escolas de Campo Grande/MSResumo
O artigo busca uma reflexão em torno da identidade indígena e os sentidos e significados que circulam nas escolas de Campo Grande/MS. Com uma metodologia de caráter qualitativo, os estudos dos materiais coletados, estabelecem uma relação entre identidade, diferença e cultura, tendo como eixo de interpretação os processos históricos que produzem e estabelecem as relações de poder entre as diferentes culturas. Presenças culturais marcantes e significativas no MS, os índios constituem-se em segmentos pouco trabalhados e discutidos, no que se refere a identificar o silenciado e o não-dito dessa história e cultura nas escolas de Campo Grande. Amparado em estudos de cultura, história, e educação, o trabalho indica: uma visão desarticulada da realidade, a ausência de informações não unilaterais da história e uma forte tendência ao preconceito e à discriminação, “naturalizando” a condição de cultura menor.