O desiderato de uma escola acolhedora para todos

inclusão educativa

Autores

  • Ernesto Candeias Martins Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB)

Palavras-chave:

inclusão, escola inclusiva, professor de apoio educativo, equipas multidisciplinares, necessidades educativas

Resumo

O autor pretende contribuir para a clarificação da inclusão e da filosofia inclusiva nas escolas portuguesas, abordando as expectativas que a escola apresenta perante as mudanças e os factores básicos da inclusão. Há princípios sustentáveis na educação inclusiva que devem ser implementados ao nível escolar. A inclusão exige a reestruturação da escola, do currículo e dos espaços, de modo a criar contextos sociais de aprendizagem. A escola para ser de “todos” necessita de alterações na educação regular, de forma a torná-la mais abrangente, o que constituirá um benefício para todos os alunos.

Biografia do Autor

Ernesto Candeias Martins, Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB)

Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal. Licenciado em Filosofia e Letras (Universidade Católica Portuguesa) e em Pedagogia (Universidad Pontificia de Salamanca – Espanha), Mestre em Educação (Universidade Católica Portuguesa) e Doutor em Ciências da Educação (Universitat de Illes Balears – Palma Mallorca – Espanha), além de Pós-Graduações e Maters no âmbito da Filosofia e das Ciências da Educação

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Publicado

2018-12-06

Edição

Seção

Artigos