Construtivismo versus sócio-interacionismo

uma introdução às teorias cognitivas

Autores

  • Dieysa Kanyela Fossile Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Resumo

A cognição, a aprendizagem e a linguagem têm sido delimitadas como objetos de estudo de diversas áreas da ciência, e são também os focos principais deste artigo. Aqui, serão abordadas duas perspectivas teóricas que contribuíram de maneira positiva para a compreensão de vários pontos relevantes ligados à educação e que, por isso, foram introduzidas à pedagogia educacional. São elas: Teoria Construtivista Psicogenética, de Jean Piaget, e Teoria Sócio-Interacionista, de Lev Semynovitch Vygotsky. O objetivo deste artigo é abordar essas versões teóricas de forma que se consiga identificar pontos convergentes e divergentes entre elas, na tentativa de compreendê-las, analisando o processo de aprendizagem, o desenvolvimento cognitivo dos indivíduos e o papel da linguagem no desenvolvimento cognitivo.

Biografia do Autor

Dieysa Kanyela Fossile, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina. Estagiária em docência superior da disciplina de História dos Estudos Linguísticos da 1ª fase (2009) do curso de Letras-Português da UFSC. Pesquisadora vinculada ao Núcleo de Estudos em Semântica Lexical (NES/PGL/UFSC) e ao Projeto de Pesquisa "Metáfora e indeterminação: é possível parafrasear uma metáfora?" (PGL/UFSC)

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Publicado

2018-12-06

Edição

Seção

Artigos