Análise de uma peça publicitária à luz do hibridismo dos gêneros discursivos

Autores

  • Elizene Sebastiana de Oliveira Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Sueli Maria Coelho Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Palavras-chave:

hibridismo de gêneros discursivos, argumentação, peça publicitária

Resumo

Este artigo apresenta uma abordagem dos gêneros discursivos na perspectiva de Bakhtin (1992), de Maingueneau (2002) e de Bronckart (2003), aplicando tais teorias na análise de uma peça publicitária extraída da revista Veja em sua edição de número 2014, publicada em 27 de junho de 2007. A análise empreendida demonstrou que o apelo às teorias discursivas constitui um poderoso recurso argumentativo empregado pelos criadores de peças publicitárias para atingir o público e conseguir a sua adesão.

Biografia do Autor

Elizene Sebastiana de Oliveira, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora Especialista em Linguística e Ensino de Língua Portuguesa pelo Centro Universitário
de Patos de Minas – UNIPAM

Sueli Maria Coelho, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professora Adjunta de Língua Portuguesa da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

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Publicado

2018-12-06

Edição

Seção

Artigos