Inclusão digital em escolas públicas
uma experiência com uso de multiterminal na Escola Normal no município de Patos de Minas-MG
Palavras-chave:
inclusão digital, tecnologia educacional, software livre, multiterminalResumo
Este artigo apresenta a experiência usando Multiterminal que consiste em ligar vários monitores e seus respectivos teclados e mouses em um único gabinete que pode ser utilizado por inúmeras pessoas simultaneamente e independentemente. A pesquisa foi desenvolvida no laboratório de informática da Escola Normal no município de Patos de Minas com professores e alunos. No decorrer do artigo é tratado o contexto de inserção de uma nova tecnologia a fim de promover a inclusão digital em escolas públicas através de software livre. O desenvolvimento do trabalho se apresenta da seguinte forma: análise do laboratório de informática da escola, configuração do Multiterminal e, por último, implantação e experiência do Multiterminal. Depois, é feita uma análise de todos os dados levantados a fim de se conhecerem os benefícios que o Multiterminal poderá trazer para a escola e assim servir de referência para outras escolas.