Inclusão digital em escolas públicas

uma experiência com uso de multiterminal na Escola Normal no município de Patos de Minas-MG

Autores

  • Adriana de Lanna Malta Tredezini Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Daniel Caixeta Queiroz Garcia Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

inclusão digital, tecnologia educacional, software livre, multiterminal

Resumo

Este artigo apresenta a experiência usando Multiterminal que consiste em ligar vários monitores e seus respectivos teclados e mouses em um único gabinete que pode ser utilizado por inúmeras pessoas simultaneamente e independentemente. A pesquisa foi desenvolvida no laboratório de informática da Escola Normal no município de Patos de Minas com professores e alunos. No decorrer do artigo é tratado o contexto de inserção de uma nova tecnologia a fim de promover a inclusão digital em escolas públicas através de software livre. O desenvolvimento do trabalho se apresenta da seguinte forma: análise do laboratório de informática da escola, configuração do Multiterminal e, por último, implantação e experiência do Multiterminal. Depois, é feita uma análise de todos os dados levantados a fim de se conhecerem os benefícios que o Multiterminal poderá trazer para a escola e assim servir de referência para outras escolas.

Biografia do Autor

Adriana de Lanna Malta Tredezini, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Mestre em Educação, professora de Tecnologia Aplicada à Educação do Centro Universitário de Patos de Minas

Daniel Caixeta Queiroz Garcia, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Bacharel em Sistemas de Informação, aluno da Especialização em Gestão Escolar do Centro Universitário de Patos de Minas

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Publicado

2018-12-06

Edição

Seção

Artigos