Educação Física Escolar

analisando o discurso e a ação docente

Autores

  • Flávia Fiorante Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Regina Simões Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
  • Luci Regina Muzzeti Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Cassiano Ferreira Inforsato Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)
  • Edson do Carmo Inforsato Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Palavras-chave:

escola, tendências, ensino de Educação Física, prática pedagógica

Resumo

Frente ao modelo mecanicista que imperou do final do século XIX até final dos anos 70 do século XX, surgem, na década de 80, novos movimentos para a Educação Física Escolar. Estes tiveram como meta tentar romper com o eixo militarista e esportivista que vigorava até então. Diante desse pressuposto, assinala-se um período histórico marcado por significativas transformações na Educação Física Brasileira, em especial na escola, as quais estão relacionadas com o aparecimento de novas propostas para a Educação Física Escolar. São elas: a desenvolvimentista, a construtivista e a crítico-superadora. Diante dessas considerações, objetiva- se, neste trabalho, analisar se estas tendências refletiram ou não na prática pedagógica de um grupo de professores de Educação Física da 1ª à 4ª série das escolas estaduais da cidade de Serra Negra-SP.

Biografia do Autor

Flávia Fiorante, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação Escolar da UNESP – FCLAR

Regina Simões, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Doutora do curso de Educação Física da Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Luci Regina Muzzeti, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutora do Programa de Pós-graduação em Educação Escolar da UNESP – FCLAR

Cassiano Ferreira Inforsato, Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

Mestre em Educação Física pela UNIMEP

Edson do Carmo Inforsato, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutor do Programa de Pós-graduação em Educação Escolar da UNESP – FCLAR

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Publicado

2018-12-06

Edição

Seção

Artigos