As imagens dos índios na cultura escolar no Brasil

Autores

  • Léia Adriana da Silva Santiago Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Maria de Fátima Sabino Dias Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Palavras-chave:

ensino de História, identidades étnicas, livro didático, cultura escolar

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa sobre o ensino de História e das identidades étnicas, com a intenção de refletir e compreender o que tem sido veiculado sobre a questão indígena na cultura escolar no Brasil, especialmente nos manuais didáticos destinados às primeiras séries do ensino fundamental, e se esses conteúdos, ideias, imagens têm contribuído para estimular a formação de uma consciência histórica e cidadã.

Biografia do Autor

Léia Adriana da Silva Santiago, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná, professora substituta do Departamento de Metodologias na Universidade Federal de Santa Catarina e integrante do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino de História (NIPEH).

Maria de Fátima Sabino Dias, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Educação, professora do Departamento de Metodologias da Universidade Federal de Santa Catarina e coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino de História (NIPEH)

Downloads

Publicado

2018-12-06

Edição

Seção

Artigos