Cultura letrada, magistério e reconhecimento intelectual feminino

Autores

  • Olívia Candeia Lima Rocha Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Palavras-chave:

educação, magistério, imprensa, feminismo

Resumo

Nas primeiras décadas do século XX, a cidade de Teresina vivenciava um processo de modernização evidenciado pela urbanização e por novas formas de sociabilidade. O deslocamento das fronteiras de gênero resultou na ampliação das possibilidades femininas no espaço público em atividades relacionadas à educação, lazer e trabalho. A atuação feminina na imprensa local e a organização de periódicos redigidos por mulheres davam ressonância a discursos feministas encetados em publicações, como a Revista Feminina. O acesso feminino à educação e ao magistério favoreceu o reconhecimento intelectual das mulheres e a maior participação feminina nos periódicos locais. Contudo, os espaços de publicação são perpassados por relações de poder, e a alteração das tradicionais configurações de gênero envolve subterfúgios e conflitos.

Biografia do Autor

Olívia Candeia Lima Rocha, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Mestre em História do Brasil (UFPI). Professora da Universidade Federal do Piauí (campus de Picos)

Downloads

Publicado

2018-12-06

Edição

Seção

Artigos