A educação no Brasil Império
implicações políticas e sociais na organização do ensino na província do Paraná
Palavras-chave:
organização do ensino, regulamentos provinciais, reformas de ensino, educação no Império, educação nas provínciasResumo
O trabalho se inscreve na abordagem da educação, no período imperial, quando se estabelecem as medidas para organizar o ensino no país, em particular, na Província do Paraná. As políticas públicas direcionaram a organização do ensino nas províncias, mediante concepções contraditórias de centralização e descentralização. A organização do ensino francês repercutiu, nas Reformas do Município da Corte, com reflexos nos regulamentos provinciais. O objetivo está centrado na organização e na evolução do ensino, considerando escola, professores e alunos, mediante os quais se terá uma dimensão social da demanda escolar. A metodologia qualitativa constituiu a base do estudo, por meio da pesquisa bibliográfica e de documentação oficial, em relatórios e legislações. Desta maneira, procurou-se traçar um panorama do ensino na Província do Paraná que, de certa forma, retrata as condições da instrução pública no país.