A educação no Brasil Império

implicações políticas e sociais na organização do ensino na província do Paraná

Autores

  • Maria Cecília Marins de Oliveira Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Ana Maria Cordeiro Vogt Centro Universitário Campos de Andrade (UNIANDRADE)

Palavras-chave:

organização do ensino, regulamentos provinciais, reformas de ensino, educação no Império, educação nas províncias

Resumo

O trabalho se inscreve na abordagem da educação, no período imperial, quando se estabelecem as medidas para organizar o ensino no país, em particular, na Província do Paraná. As políticas públicas direcionaram a organização do ensino nas províncias, mediante concepções contraditórias de centralização e descentralização. A organização do ensino francês repercutiu, nas Reformas do Município da Corte, com reflexos nos regulamentos provinciais. O objetivo está centrado na organização e na evolução do ensino, considerando escola, professores e alunos, mediante os quais se terá uma dimensão social da demanda escolar. A metodologia qualitativa constituiu a base do estudo, por meio da pesquisa bibliográfica e de documentação oficial, em relatórios e legislações. Desta maneira, procurou-se traçar um panorama do ensino na Província do Paraná que, de certa forma, retrata as condições da instrução pública no país.

Biografia do Autor

Maria Cecília Marins de Oliveira, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutora em Educação pela USP, Mestre em História do Brasil pela UFPR. Professora, historiadora, pesquisadora e orientadora nos Cursos de Pedagogia e Direito da UFPR. Integrante do Núcleo de Pesquisa, do Centro Universitário Campos de Andrade, Uniandrade, e do Grupo de Estudo, da Faculdade Cenecista de Campo Largo, Facecla, PR.

Ana Maria Cordeiro Vogt, Centro Universitário Campos de Andrade (UNIANDRADE)

Mestre em Engenharia da Produção pela UFSC. Professora, pesquisadora e orientadora do Curso de Pedagogia e integrante do Núcleo de Pesquisa, do Centro Universitário Campos de Andrade, Uniandrade.

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Publicado

2018-12-06

Edição

Seção

Artigos