A instrução pública em São Paulo

do Império à República

Autores

  • Wagner da Silva Teixeira Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Palavras-chave:

Primeira República, sistema de ensino, exclusão

Resumo

Com o fim do período monárquico e a proclamação da República, em novembro de 1889, o sistema de ensino republicano, particularmente no Estado de São Paulo, sofreu importantes modificações. Entretanto, as mudanças colocadas em prática, inseridas no contexto do forte coronelismo que marcava a estrutura social e política do período, não encontraram ressonância na sociedade nem provocaram as transformações pretendidas por alguns educadores. O resultado foi um sistema de ensino excludente e dual. A maior parte da sociedade continuou fora do sistema de ensino, sendo este organizado de um lado para parte das classes populares, e de outro, apenas para uma minoria.

Biografia do Autor

Wagner da Silva Teixeira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor adjunto do Departamento de História da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

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Publicado

2018-12-06

Edição

Seção

Artigos