Re-pensando a noção de interpretação
transparência ou opacidade?
Palavras-chave:
interpretação, opacidade, redação de vestibular, transparência de sentidosResumo
Sob crivo teórico da Análise de Discurso (AD) de linha francesa fundada por Michel Pêcheux e seus colaboradores da década de 60, nosso artigo re-analisa a noção de interpretação em estudos de linguagem, assumindo que algo daí pode nos dizer do trabalho de leitores, e não exatamente do desejo desses por revelar sentidos supostamente “significados” em um dado texto. Para tanto, construímos uma análise acerca de gestos de interpretação que um aluno-vestibulando, via leitura e interpretações realizadas por ele com o texto motivador presente em uma prova de redação de vestibular, materializou na redação que formulou para a instância vestibular. Em decorrência, enfatizamos que todo gesto de ler-interpretar-(re)formular textos implica sentidos da ordem do diferente, já que estes são sempre e-feitos do real da língua; real que, ao afetar o dizer, desloca nosso olhar para a não-totalidade do simbólico.