A questão da indisciplina sob novos enfoques e sérias preocupações

uma revisão de literatura e proposta metodológica

Autores

  • Gilson Xavier de Azevedo Universidade Estadual de Goiás (UEG)
  • Janice Aparecida Azevedo Fernandes Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Palavras-chave:

educação, escola, sala de aula, indisciplina, violência

Resumo

O presente artigo aborda discussões variadas sobre a questão da indisciplina escolar, e considera as muitas causas possíveis da mesma, tratando-a, ora como um problema, ora como uma ameaça ao futuro da educação formal. A metodologia adotada é a de um estudo exploratório de revisão de literatura. O estudo se justifica pelo grande número de discussões já produzidas sobre o tema, de modo que proponho a organizar tais raciocínios sem, no entanto, apresentar novas soluções, senão, perspectivas da questão da indisciplina no contexto escolar. Para tanto, foram utilizados autores como Aquino (1998), Fontes (2004), Garcia (1999) e Tiba (1996). As considerações finais trazem o posicionamento qualitativo baseado nas proposições e autores discutidos.

Biografia do Autor

Gilson Xavier de Azevedo, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Mestre em Ciências da Religião (CETHEL); graduado em Pedagogia (UVA-ACARAU). Coordenador do curso de Pedagogia da UEG Quirinópolis

Janice Aparecida Azevedo Fernandes, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Especialista em Psicopedagogia (UEG); licenciada em Letras (UEG); docente concursada P4 do Estado de Goiás

Downloads

Publicado

2018-12-06

Edição

Seção

Artigos