As contribuições de Anísio Teixeira para a formação do pensamento pedagógico brasileiro

Autores

  • Maria Marta do Couto Pereira Rodrigues Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

Anísio Teixeira, pensamento pedagógico brasileiro, escola pública brasileira, escola de tempo integral

Resumo

O presente estudo discute as contribuições de Anísio Teixeira para a formação do pensamento pedagógico brasileiro. A abordagem parte do pressuposto de que Anísio merece ser considerado como pertencente a uma geração de intelectuais brasileiros que se preocupou em reconstruir um projeto de educação para o país, comprometido com a realidade interna da nação, em meados do século XX. Dessa forma, a discussão empreende uma análise de Anísio como estudioso das questões da educação nacional e, portanto, considerado como filósofo da educação brasileira, que se comprometeu de forma especial com a causa da escola pública. Esse compromisso lhe rendeu hostilidades e críticas de grupos defensores dos interesses da educação privada no país. Anísio é apresentado também como o idealizador da educação integral, destacando-se pela criação do Centro Popular de Educação Carneiro Ribeiro, popularmente conhecido como Escola-Parque, como instituição escolar localizada em Salvador, no estado da Bahia.

Biografia do Autor

Maria Marta do Couto Pereira Rodrigues, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Doutoranda em Educação pela Universidade de Brasília - UnB. Professora do Centro Universitário de Patos de Minas

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Publicado

2018-12-06

Edição

Seção

Artigos