Dificuldades fonéticas de crianças de 2 a 7

sistematicidade ou assistematicidade?

Autores

  • Djiby Mané Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Palavras-chave:

fonética, processos fonológicos, aquisição da linguagem

Resumo

Este trabalho consiste em analisar a fala de crianças de 2 a 7 anos para averiguar se os processos fonológicos que ocorrem na aquisição da linguagem são sistemáticos ou assistemáticos. Os dados analisados foram coletados por alunos da FTB (Faculdades Integradas da Terra de Brasília) na oferta da disciplina de fonética e fonologia da língua portuguesa no segundo semestre de 2010. Os resultados desse trabalho revelaram que essas crianças manifestam muitas dificuldades articulatórias e fonéticas na realização de algumas consoantes e vogais. Alguns sons são substituídos, outros omitidos, outros são assimilados e outros reduplicados. Esses processos fonológicos são, na maioria das vezes, sistemáticos por constituírem dificuldades ligadas principalmente a fatores contextuais do som e a mecanismos neurofisiológicos e neuromusculares da criança. Acredita-se que um trabalho de consciência fonológica seja de fundamental importância não somente para sanar as dificuldades fonéticas, mas para preparar as crianças para as atividades de leitura e escrita na escola.

Biografia do Autor

Djiby Mané, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Professor de Linguística e Língua Portuguesa na Universidade Estadual de Goiás/ Campus de Formosa

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Publicado

2018-12-06

Edição

Seção

Artigos