Dificuldades fonéticas de crianças de 2 a 7
sistematicidade ou assistematicidade?
Palavras-chave:
fonética, processos fonológicos, aquisição da linguagemResumo
Este trabalho consiste em analisar a fala de crianças de 2 a 7 anos para averiguar se os processos fonológicos que ocorrem na aquisição da linguagem são sistemáticos ou assistemáticos. Os dados analisados foram coletados por alunos da FTB (Faculdades Integradas da Terra de Brasília) na oferta da disciplina de fonética e fonologia da língua portuguesa no segundo semestre de 2010. Os resultados desse trabalho revelaram que essas crianças manifestam muitas dificuldades articulatórias e fonéticas na realização de algumas consoantes e vogais. Alguns sons são substituídos, outros omitidos, outros são assimilados e outros reduplicados. Esses processos fonológicos são, na maioria das vezes, sistemáticos por constituírem dificuldades ligadas principalmente a fatores contextuais do som e a mecanismos neurofisiológicos e neuromusculares da criança. Acredita-se que um trabalho de consciência fonológica seja de fundamental importância não somente para sanar as dificuldades fonéticas, mas para preparar as crianças para as atividades de leitura e escrita na escola.