O ensino e a aprendizagem numa abordagem popperiana

Autores

  • Ricardo da Silva Vieira Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Palavras-chave:

racionalismo crítico, filosofia da educação, ensino e aprendizagem

Resumo

O objetivo deste artigo é fazer uma apreciação crítica do binômio ensino/aprendizagem à luz do racionalismo crítico de Karl Popper (1902-1994), filósofo austríaco naturalizado inglês e um dos mais importantes nomes da epistemologia contemporânea. Popper não propôs, pelo menos de forma sistemática, uma pedagogia ou, mesmo, uma filosofia da educação. Suas investigações e seus escritos se ocupam fundamentalmente de problemas concernentes à filosofia da ciência (natural e social), mas deles é possível extrair elementos sugestivos de uma filosofia da educação de caráter liberal, no sentido de promover a liberdade como um dos bens mais profícuos e dignificantes da razão humana.

Biografia do Autor

Ricardo da Silva Vieira, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Professor de Filosofia e Filosofia da Educação da UEMG

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Publicado

2018-12-06

Edição

Seção

Artigos