As representações das famílias de crianças frequentadoras do 1º ciclo do ensino básico com necessidades educativas especiais

Autores

  • Ernesto Candeias Martins Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB)

Palavras-chave:

escola inclusiva, educação especial, necessidades educativas especiais, escola-família, ensino básico

Resumo

É importante a escola inclusiva e a família no apoio educativo ao desenvolvimento das crianças com necessidades educativas especiais, pois esse desenvolvimento poderá ser condicionado pela relação ‘escola-família’, pela formação dos professores, de modo a melhorarem a comunicação, a participação, a socialização relacional e o envolvimento dessas crianças em contexto de sala regular. O estudo realiza-se numa escola portuguesa do 1.º Ciclo do ensino básico, utilizando a metodologia do paradigma interpretativo, para compreender como se processa a relação educativa escola-família. Aplicaram-se as técnicas de recolha de dados, observação documental, natural e participante e a entrevista semiestruturada a dez famílias de filhos com necessidades educativas especiais. Analisaram-se os dados pela triangulação e análise de conteúdo, estabelecendo 6 categorias de análise interpretativa. Conclui-se que há necessidade de mudança da escola, melhor formação dos professores, melhoria nos apoios e recursos, capacitação dos pais para uma comunicação mais eficiente, um envolvimento e uma participação mais responsável.

Biografia do Autor

Ernesto Candeias Martins, Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB)

Doutor em Ciências da Educação – área da História da educação Social/Teoria da Educação. Docente do ensino superior politécnico do Instituto Politécnico de Castelo Branco – Escola Superior de Educação

Downloads

Publicado

2018-12-06

Edição

Seção

Artigos