A experiência de uma professora em formação em um curso de língua a distância

Autores

  • Cristiane Manzan Perine Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)

Palavras-chave:

crenças, motivação, inglês a distância, professor em formação

Resumo

Este estudo propõe uma interface investigativa da relação entre crenças sobre aprender inglês a distância e a motivação em uma disciplina de inglês instrumental a distância (IngRede). Considerando crenças como um conjunto de opiniões e ideias que alunos e professores têm a respeito do processo de ensino e de aprendizagem de línguas (BARCELOS, 2006), e a motivação como sendo a responsável pela escolha por uma ação particular, a persistência em mantê-la e o esforço despendido para executá-la de modo a alcançar um objetivo (DÖRNYEI, 2001), aliamos esses conceitos ao contexto virtual de aprendizagem, o qual causa uma reconfiguração nos papéis de professores e alunos (PAIVA, 2008). Participa deste estudo uma professora em formação, de 56 anos, aluna do curso de Letras de uma universidade federal. Foram utilizados um questionário, diários reflexivos, entrevista virtual e acompanhamento da participação dos alunos na plataforma do curso no Moodle para análise inicial dos dados.

Biografia do Autor

Cristiane Manzan Perine, Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)

Mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Docente do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM).

Downloads

Publicado

2018-12-06

Edição

Seção

Artigos