A experiência de uma professora em formação em um curso de língua a distância
Palavras-chave:
crenças, motivação, inglês a distância, professor em formaçãoResumo
Este estudo propõe uma interface investigativa da relação entre crenças sobre aprender inglês a distância e a motivação em uma disciplina de inglês instrumental a distância (IngRede). Considerando crenças como um conjunto de opiniões e ideias que alunos e professores têm a respeito do processo de ensino e de aprendizagem de línguas (BARCELOS, 2006), e a motivação como sendo a responsável pela escolha por uma ação particular, a persistência em mantê-la e o esforço despendido para executá-la de modo a alcançar um objetivo (DÖRNYEI, 2001), aliamos esses conceitos ao contexto virtual de aprendizagem, o qual causa uma reconfiguração nos papéis de professores e alunos (PAIVA, 2008). Participa deste estudo uma professora em formação, de 56 anos, aluna do curso de Letras de uma universidade federal. Foram utilizados um questionário, diários reflexivos, entrevista virtual e acompanhamento da participação dos alunos na plataforma do curso no Moodle para análise inicial dos dados.