Dimensões históricas da Matemática

uma análise na perspectiva de aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Autores

  • Anderson Oramísio Santos Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Guilherme Saramago de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Palavras-chave:

ensino de Matemática, história da Matemática, ensino e aprendizagem, Matemática

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar as aplicações da História da Matemática como uma ferramenta pedagógica em sala de aula. Através das dimensões históricas da Matemática pretendemos relatar algumas contribuições e descobertas que podem auxiliar no processo ensino-aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Mediante um processo de transposição didática e juntamente com outros recursos didáticos e metodológicos, auxilia na construção do conhecimento e na evolução dos conceitos matemáticos.  A elaboração desse estudo contou com uma pesquisa bibliográfica-documental, apoiada nos PCN (1997), D’Ambrósio (2000), Miorim (1998), Valente (2003), Rosa Neto (2003), Moura (2005), dentre outros. Nesse sentido, a História da Matemática, em uma dimensão histórica e na atribuição de significados aos conceitos matemáticos, oferece aos alunos instrumentos que potencializem o pensamento, desenvolvendo atividades sistematizadas, ocorrendo relações interativas entre as partes integrantes do processo construtivista de desenvolvimento que associa linguagem Matemática e construção históricas voltadas para uma aprendizagem de redescobertas, explorando a Matemática nos diferentes tempos e espaços escolares.

Biografia do Autor

Anderson Oramísio Santos, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Graduado em Pedagogia. Especialista em Psicopedagogia. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Docente da rede pública estadual e dos cursos de pós-graduação lato-sensu em educação

Guilherme Saramago de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutor em Educação na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor Titular na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Docente do curso de Pedagogia e do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Downloads

Publicado

2018-12-06

Edição

Seção

Artigos