Dimensões históricas da Matemática
uma análise na perspectiva de aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Palavras-chave:
ensino de Matemática, história da Matemática, ensino e aprendizagem, MatemáticaResumo
O objetivo deste trabalho é analisar as aplicações da História da Matemática como uma ferramenta pedagógica em sala de aula. Através das dimensões históricas da Matemática pretendemos relatar algumas contribuições e descobertas que podem auxiliar no processo ensino-aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Mediante um processo de transposição didática e juntamente com outros recursos didáticos e metodológicos, auxilia na construção do conhecimento e na evolução dos conceitos matemáticos. A elaboração desse estudo contou com uma pesquisa bibliográfica-documental, apoiada nos PCN (1997), D’Ambrósio (2000), Miorim (1998), Valente (2003), Rosa Neto (2003), Moura (2005), dentre outros. Nesse sentido, a História da Matemática, em uma dimensão histórica e na atribuição de significados aos conceitos matemáticos, oferece aos alunos instrumentos que potencializem o pensamento, desenvolvendo atividades sistematizadas, ocorrendo relações interativas entre as partes integrantes do processo construtivista de desenvolvimento que associa linguagem Matemática e construção históricas voltadas para uma aprendizagem de redescobertas, explorando a Matemática nos diferentes tempos e espaços escolares.