O ensino de gramática na escola

uma proposta de trabalho com articuladores entre frases, orações e períodos

Autores

  • Caroline Schwarzbold Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Dayse Cardoso Guimarães Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Sônia Alves Dantas Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Resumo

Este artigo objetiva, inicialmente, trazer uma breve reflexão sobre a relevância do ensino da gramática de Língua Portuguesa e o modo como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) entendem esse ensino. Em seguida, contempla diferentes concepções de gramáticas que podem ser vistas nas salas de aula de língua materna e a maneira como cada uma delas trata a questão dos articuladores entre frases, orações e períodos, considerando seus pontos fortes e fracos. Apresentados os diferentes tratamentos dados ao tema deste artigo, finalizamos com a apresentação de uma proposta de trabalho a respeito do uso dos articuladores (tradicionalmente nomeados como conjunções) que se inicia com a descoberta das suas relações de sentido e valores semânticos em textos e desenvolve-se através de atividades de reflexão e de uso desses recursos.

Biografia do Autor

Caroline Schwarzbold, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Mestranda em Letras (Profletras) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Dayse Cardoso Guimarães, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Mestranda em Letras (Profletras) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Sônia Alves Dantas, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Mestranda em Letras (Profletras) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

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Publicado

2018-12-06

Edição

Seção

Artigos