Comunicação, consumo e identidade

Daniel Alves rompeu a espessura histórica do assujeitamento?

Autores

  • Katia Martins Valente Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)

Palavras-chave:

análise do discurso, comunicação, linguagem, consumo, mídia

Resumo

Este artigo se propõe a desenvolver uma breve discussão acerca da cobertura jornalística em relação ao jogador de futebol Daniel Alves, vítima de preconceito racial por parte do torcedor que atirou uma banana no atleta em plena partida. Temos como premissa os estudos que abordam a análise de discurso de linha francesa e sua importância para a introdução e constituição do sujeito junto ao contexto social. A partir da palavra, que está presente nas relações humanas, procuramos abordar conceitos de comunicação, consumo, linguagem e estereótipos, numa tentativa de elucidar os sentidos nos discursos praticados entre sujeitos. Pretendemos estudar os marcos teóricos realizados por Bakthin (2009), Baccega (2007), Orlandi (2004) e Schaff (1971) nos quais embasaremos algumas considerações sobre os discursos praticados pela mídia impressa e digital, no sentido de elucidar os debates realizados entre o sujeito e os discursos sociais e a relação entre comunicação e consumo desses discursos.

Biografia do Autor

Katia Martins Valente, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)

Doutoranda do Programa de Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM/SP. Mestre em comunicação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, professora da graduação e pós-graduação da ESPM, FGV e consultora de comunicação integrada

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Publicado

2018-12-06

Edição

Seção

Artigos