A tirinha de humor Mafalda

uma análise da representação narrativa

Autores

  • Francisca Verônica Araújo Oliveira Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Fernanda Castro Ferreira Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Palavras-chave:

gramática do design visual, multimodalidade, gênero tirinha

Resumo

Este artigo faz uma análise do gênero multimodal tirinha, especificamente das tirinhas da Mafalda, do cartunista argentino Quino, com base na gramática do design visual, tal como proposta por Kress e Van Leeuwen (1996, 2006). Foram analisadas duas tirinhas com o objetivo de identificar a metafunção ideacional a partir das representações narrativas de ação, reação e verbal e mental, além de verificar os sentidos construídos pela relação do texto verbal e do não verbal. Nas análises, pudemos perceber a presença de uma metafunção específica ao analisar cada quadrinho separadamente. No entanto, ao considerar o enquadre da tirinha, detectamos a presença de outras classificações, pois era levado em consideração o contexto do gênero em questão. Com isso, as formas de classificação da metafunção ideacional eram modificadas de acordo com o recorte de análise, utilizando, assim, o trabalho com o verbal e o não verbal para a construção dos sentidos.

Biografia do Autor

Francisca Verônica Araújo Oliveira, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Mestranda em Letras, área de concentração Estudos de linguagem, pela Universidade Federal do Piauí – UFPI. Campus Universitário Ministro Petrônio Portella – Bairro Ininga

Fernanda Castro Ferreira, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Mestranda em Letras, área de concentração Estudos de linguagem, pela Universidade Federal do Piauí – UFPI. Campus Universitário Ministro Petrônio Portella – Bairro Ininga

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Publicado

2018-12-06

Edição

Seção

Artigos