Foco narrativo em Amor de perdição, de Camilo Castelo Branco

Autores

  • Verônica Franciele Seidel Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Palavras-chave:

Amor de perdição, foco narrativo, Romantismo

Resumo

Este estudo tem como objetivo refletir sobre o foco narrativo/ponto de vista na obra Amor de perdição. Em Amor de perdição, há a predominância de uma narração em terceira pessoa com narrador onisciente, de modo que essa presença é dissimulada e a narrativa se oferece ao leitor como se contasse a si mesma. Há também a narração em primeira pessoa, recurso utilizado principalmente quando o narrador se refere diretamente à narrativa, quando se coloca como narrador, assumindo esse papel de forma explícita. Assim, as inúmeras maneiras de contar uma história e a escolha desses modos dependerão não de uma necessidade de coerência para não romper a ilusão de realidade nem das regras gerais que possamos estabelecer de antemão para a narrativa ideal, mas dos valores a transmitir e dos efeitos que se busca desencadear.

Biografia do Autor

Verônica Franciele Seidel, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestranda em Letras na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

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Publicado

2018-12-06

Edição

Seção

Artigos