O realismo, a magia e a fantasia na narrativa contemporânea Deuses americanos de Neil Gaiman

Autores

  • Eduardo Yukio Takehana Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)
  • Neide A. Silva Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)

Palavras-chave:

Jameson, Pós-modernismo, materialismo histórico dialético

Resumo

O artigo mapeia como o romance Deuses americanos (2011) de Neil Gaiman figura a sociedade norte-americana pós-moderna da qual é produto histórico e literário, utilizando-se do materialismo histórico dialético e da teoria crítica de Fredric Jameson (1992) sobre o pós-moderno. A pesquisa foi desenvolvida por meio da análise de alguns elementos formais, especificamente no que tange ao enredo, à narração e às personagens. O resultado dessa análise permitiu esclarecer quais estratégias ficcionais foram utilizadas. Delineou-se também o modo como os conflitos subjacentes às lutas de classes sociais são metaforizados na obra e em que medida eles figuram a sociedade pós-moderna alegorizada no romance, permitindo, por fim, uma análise político-histórica da obra como conteúdo sócio-histórico sedimentado da sociedade nela figurada.

Biografia do Autor

Eduardo Yukio Takehana, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)

Graduado em Letras (Tradução e Intérprete Português/Inglês) pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (2013). Professor de língua inglesa em centro de línguas. Faculdades Metropolitanas Unidas - Campus Vergueiro

Neide A. Silva, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)

Mestre em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo (2000). Professora do curso de graduação em Letras das Faculdades Metropolitanas Unidas. Atua na área de ensino da Língua Inglesa e suas respectivas Literaturas no ensino superior privado

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Publicado

2018-12-06

Edição

Seção

Artigos