A representação da mulher pós-moderna em contos de escritoras brasileiras contemporâneas

Autores

  • Mirian Cardoso da Silva Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Wilma dos Santos Coqueiro Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Palavras-chave:

literatura de autoria feminina, pós-modernidade, sujeitos fragmentados

Resumo

A Literatura de autoria feminina que, no Brasil, inicou seu percurso ainda no século XIX, começou a problematizar os valores e padrões atribuídos à mulher, sobretudo a partir dos anos 60, com a obra inovadora de Clarice Lispector. Na atualidade, com tantas escritoras publicando ficção e sendo traduzidas em outras línguas, vislumbra-se um novo tempo para a representação feminina, não mais restrita ao ambiente patriarcal. O objetivo deste trabalho, que se baseia nos aportes teóricos dos estudos culturais sobre o Pós-modernismo (SANTOS, 2000; BAUMAN, 1998, 2004; HALL, 2011) e da crítica feminista (RAGO, 1995-1996; ZOLIN, 2009a, 2009b; LOBO, 2014), é analisar os perfis das mulheres pós-modernas, seus conflitos e problemáticas, representadas nos contos de escritoras como Clarah Averbuk, Augusta Faro, Ivana Arruda leite, Adriana Lisboa, Nilza Rezende e Luci Collin, que integram a coletânea 25 mulheres que estão fazendo a nova literatura brasileira, organizada por Luiz Ruffato, à editora Record, em 2004.

Biografia do Autor

Mirian Cardoso da Silva, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Mestranda em Letras, área de concentração Estudos Literários (UEM) e pós-graduanda em Estudos Literários (UNESPAR/Campus de Campo Mourão)

Wilma dos Santos Coqueiro, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutora em Letras, área de concentração Estudos Literários (UEM). Docente do colegiado de Letras UNESPAR/Campus de Campo Mourão

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Publicado

2018-12-06

Edição

Seção

Artigos