Representações sobre o ensino de inglês por parte dos professores de Língua Inglesa em colégios da rede estadual de Curitiba

Autores

  • Marcos Alede Nunes Davel Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Palavras-chave:

representações de professores, ensino de inglês, língua inglesa

Resumo

O objetivo deste trabalho foi investigar as representações que professores de língua inglesa que atuam em colégios da Rede Pública Estadual em Curitiba apresentam a respeito do ensino-aprendizagem de língua inglesa. Para isso, a fundamentação teórica aborda questões sobre o idioma, como as concepções para o ensino de inglês e suas implicações na sociedade e na educação. O trabalho analisa como as Diretrizes Curriculares Estaduais de Língua Inglesa do Estado do Paraná (DCE) concebem o inglês como língua estrangeira e propõem reflexões que irão nortear o trabalho do professor. Investiga-se qualitativamente, por meio de entrevistas baseadas em questionário semi-estruturado, as representações de cinco professoras sobre o ensino de inglês e como essas representações estão articuladas com as questões presentes nos documentos norteadores do Estado sobre o ensino do idioma. Por meio da pesquisa apresentada, é possível perceber alguns fatores importantes a respeito dos desafios enfrentados pelas professoras em seu dia-a-dia, como o desinteresse dos alunos e a falta de recursos.

Biografia do Autor

Marcos Alede Nunes Davel, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mestre em Educação: Teoria e Prática de Ensino – UFPR

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Publicado

2018-12-06

Edição

Seção

Artigos