Ensinar e aprender Matemática com o uso do material dourado nos primeiros anos do Ensino Fundamental
Palavras-chave:
ensino de Matemática, material dourado, aprendizagem matemáticaResumo
O objetivo deste trabalho é realizar uma abordagem sobre a utilização do Material Dourado como recurso didático para o ensino de Matemática nos primeiros anos do Ensino Fundamental, a partir dos estudos da epistemologia genética de Piaget, pois eles “explicam” o desenvolvimento do pensamento matemático nas crianças, contribuindo para uma ação pedagógica, facilitando na escolha dos fatores que podem ser considerados na preparação das aulas. Toma-se a Psicologia como núcleo central de orientação pedagógica, isto é, os alunos constroem seus conhecimentos matemáticos de acordo com os níveis de desenvolvimento da sua Inteligência e o erro é visto como uma manifestação positiva de grande valor pedagógico. A metodologia utilizada para o desenvolvimento desta pesquisa é um estudo bibliográfico com base em teóricos que se debruçam sobre o tema. A utilização do Material Dourado é uma possibilidade de contextualizar os conteúdos matemáticos, relacionando com situações concretas e promovendo uma aprendizagem significativa.