A formação de professores e a educação inclusiva

Autores

  • Fernanda Mendes de Oliveira Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Palavras-chave:

inclusão escolar, formação de professores, Linguística Aplicada, educação inclusiva

Resumo

Este artigo reflete sobre a formação de professores para a inclusão escolar de alunos com necessidades especiais. Tradicionalmente, a educação desses alunos se pautava num modelo de atendimento segregado. Nas últimas décadas, tem se voltado para a perspectiva inclusiva. A política de formação docente para a inclusão escolar é preconizada, no Brasil, por diversas iniciativas, leis e resoluções. Essa nova realidade inclusiva na educação regular vem exigindo o fomento de ações inovadoras que motivem práticas pedagógicas que acolham as singularidades dos estudantes em diferentes espaços. A importância da atuação do professor e a dinâmica da sala de aula destacam-se nesse novo contexto, representadas pelas diferentes possibilidades educativas, asseguradas por lei. Para tal discussão, recorre-se aos pressupostos da Educação Inclusiva e utiliza-se a abordagem interpretativista e discursiva, por meio da aplicação de questionários, direcionados a professores, e observações em duas escolas públicas estaduais na cidade de Salvador/BA.

Biografia do Autor

Fernanda Mendes de Oliveira, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura – Instituto de Letras/UFBA

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Publicado

2018-12-06

Edição

Seção

Artigos